quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Monitoramento Contínuo e Governança Corporativa

O IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa é a principal organização a promover a Governança Corporativa. Praticamente todos os CEOs e conselheiros de administração do Brasil passaram pelos eventos do IBGC. Dentre os documentos publicados, destaca-se o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, guia que consolida os conceitos e ilustra o modelo da governança corporativa com o seguinte diagrama:


As organizações têm adotado este modelo que coloca o Conselho de Administração como o principal elemento da Governança Corporativa.

O Monitoramento Contínuo é tratado em diferentes passagens do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, em especial nas referências ao Conselho de Administração: "... dentre as responsabilidades do Conselho de Administração, destacam-se: Discussão, aprovação e monitoramento das decisões ... apoiar e supervisionar continuamente a gestão da organização ...".

Vale adotar este documento como referência, tanto na implementação quanto na justificativa da adoção do Monitoramento Contínuo. Isso ajudará a promover a linguagem comum na organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário